sábado, 13 de julho de 2013

Shitake - sexta dia 12/07


 Olá gatas,

Hoje quero falar do SHITAKE
shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos paises ocidentais1 .
A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AD. No Brasil começou ser cultivado no início da década de 1990.
Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas asiáticas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbio, decompositor demadeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.
O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível decolesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.
O shiitake é produzido em compostos orgânicos à base de serragem, farelo de arroz e/ou trigo e/ou soja, previamente hidratada e corrigida do ponto de vista do pH.
Para variedades adaptadas ao clima frio, o produto repousa durante 145 dias em local fechado e climatizado a cerca de 14 °C até o aparecimento dos frutos e sua colheita. Outras variedades adaptadas ao clima mais quente respondem melhor a uma temperatura de 20 °C e com tempo de repouso entre 70 a 90 dias.Este processo também é conhecido como cultivo axênico.
O shiitake pode ser conservado por 10 a 15 dias em refrigerador (4 °C). Geralmente, são embalados em bandejas de isopor (200g), recobertos por filme de PVC, ou em pequenas caixas de papelão.
O shiitake pode ser preparado em sopas, molhos, saladas e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido a da carne.
                                                           
Então pq falar do Shitake hoje ?
Pq fiz uma sopa MARAVILHOSA ontem com ele. (aba receitas)
Peguei a receita da diva Alessandra Antunes e adaptei um pouco.
Como eu não havia comido minha porção de farelo ainda. Aproveitei e coloquei na sopa pra engrossar um pouco. Usei o talinho na sopa também, mas piquei bem, pois ele é mais durinho.

Sexta foi tranquila.

Café da manhã:
Gelatina

Almoço:
Maminha grelhada, legumes refogados

Lanche:
Tomate cereja

Jantar: saidinha básica com amigos, irmã e namorado.
Difícil pq casa um pediu uma coisa mais saborosa que a outra.
Mas eu resisti.

Segue meu prato. Pedi o sashimi de salmão, pois tive "ajuda" pra comer meu prato. (hehehe)


Cheguei em casa e lembrei que não havia comido meu farelo.
Fiz o bolinho de limão rápido (já postei receita aqui) e mandei ver.

Acho que estou pecando pelo fato de não fazer muitos exercícios, mas pretendo mudar isso muito em breve.

Beijos,


Nenhum comentário:

Postar um comentário